O que é "Fontes de Alimentação Eletrônica"?
Uma fonte de alimentação é usada para transformar a energia elétrica. Geralmente é muito usada as do tipo que ligam em uma tomada residencial para transformar os 110V/220V fornecida pela mesma no tipo de energia em que o aparelho que vai ser ligado precisa. Por exemplo uma fonte bem conhecida é a que entra 100 a 240V (Bivolt automatica) e sai 9V 1A. Basicamente existe dois tipos de fontes de alimentação. Veja abaixo quais são elas.
Numa fonte de alimentação do tipo linear, a tensão alternada da rede elétrica é aumentada ou reduzida por um transformador, retificada por diodos ou ponte de diodos retificadores para que somente os ciclos positivos ou os negativos possam ser usados, a seguir estes são filtrados para reduzir o ripple (ondulação) e finalmente regulados pelo circuito regulador de tensão.
Um outro tipo de fonte de alimentação é a chamada fonte chaveada, onde se alimenta com tensão CA uma etapa retificadora (de alta ou baixa tensão), filtra-se através de capacitores e a tensão resultante é "chaveada" ou comutada (transformada em tensão CA de alta freqüência) utilizando-se transistores de potência. Essa energia "chaveada" é passada por um transformador (para elevar ou reduzir a tensão) e finalmente retificada e filtrada. A regulação ocorre devido a um circuito de controle com realimentação que de acordo com a tensão de saída altera o ciclo de condução do sinal de chaveamento, ajustando a tensão de saída para um valor desejado e pré definido. A vantagem é que o rendimento de potência é maior e a perda por geração de calor bem menor do que nas fontes lineares. Além disso necessita de transformadores menores e mais leves. A desvantagem é a emissão de ruídos e radiação de alta frequência devido à alta freqüência de chaveamento.
Espero que tenha ajudado, até a próxima.
Se estiverem procurando fontes de alimentação para comprar acessem www.tudopelametadedodobro.com.br
0 Comentários